POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Loft Brasil Tecnologia S.A. (“Loft”), inscrita no CNPJ sob n. 29.213.298/0001-08, com sede à Rua Tabapuã, 743, Bairro Itaim Bibi, em São Paulo/SP e suas subsidiárias:

CredPago Serviços de Cobrança S.A (“CredPago”), inscrita no CNPJ sob n. 25.027.928.0001-90 e CredPago Corretora de Seguros LTDA (“CredPago”), inscrita no CNPJ sob n. 35.602.536/0001-61, ambas com sede na Rua Emiliano Perneta, 480, Bairro Centro em Curitiba/PR;

Credihome Promotora Digital S.A (“Credihome”) inscrita no CNPJ sob n. 04.113.052/0001-25 com sede na Rua Jurubatuba, n. 1350, conjunto 913, Bairro Centro em São Bernardo do Campo/SP; e

Vista Software e Internet LTDA (“Vista”) inscrita no CNPJ sob n. 07.646.081/0001-40, com sede na Rua Marechal Castelo Branco, n. 65, Sala 1401, Bairro Campinas, em São José/SC;

em conjunto denominadas como “Grupo Loft”, estão comprometidas em resguardar sua privacidade e proteger seus dados pessoais. Essa Política de Privacidade (“Política”) busca esclarecer como coletamos, usamos, compartilhamos e armazenamos suas informações e documentos.

POR QUE O GRUPO LOFT TRATA DADOS PESSOAIS?

O Grupo Loft surgiu para reinventar o mercado imobiliário, oferecendo um serviço eficiente e descomplicado para os nossos clientes. O Grupo Loft ajuda imobiliárias a crescerem rapidamente por meio de soluções tecnológicas e baseadas em dados, como aluguel sem fiador, financiamento imobiliário, CRM, inteligência de precificação de imóveis e marketplace de compra e venda em nossa plataforma. A fim de fornecer nosso produto e serviços precisamos tratar os seus dados pessoais para diversas finalidades. Dentre os exemplos estão salvar seus imóveis preferidos e enviar recomendações personalizadas para você. Nosso compromisso com a confiança em nossas relações também se estende à proteção dos seus dados pessoais e da sua privacidade. A Loft entende que o início da construção dessa confiança é exatamente no seu primeiro contato com a empresa e, por isso, destacamos nossa responsabilidade com você em cumprir todas as leis aplicáveis e seguir as melhores práticas.

1. O QUE PRECISO SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?

Para auxiliar a leitura desta Política, apresentamos algumas definições úteis de termos que usamos:

TermoConceito

Bases Legais

São as hipóteses legais que autorizam o tratamento de dados pessoais, o qual só pode ser considerado válido se tiver fundamento em uma base legal.

Dado Pessoal ou Dado

É o dado relativo a uma pessoa física, que seja capaz de identificá-la ou torná-la identificável dentro de determinado contexto. Podem ser citados como exemplos: nome, CPF, RG, endereço, telefone celular e e-mail.

Titular dos Dados ou Titular

É a pessoa a quem os dados pessoais estão relacionados.

Tratamento ou Tratar

São os usos que se faz dos dados pessoais, incluindo, sem limitação, as seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, classificação, reprodução, processamento e avaliação.

Você

É a pessoa física, com plena capacidade de contratar, que acessa a Plataforma e realiza o seu cadastro pessoal para utilizar os serviços oferecidos pela Loft, assim como parceiros como brokers, gatekeepers (porteiros e zeladores) ou arquitetos de criação.

Website ou Plataforma

É o site do Grupo Loft, disponível em https://loft.com.br

2. QUAIS DADOS SÃO COLETADOS E PARA QUAL FINALIDADE?

O Grupo Loft pode coletar dados sobre você em diferentes situações. Em geral, é possível que: (i) você nos forneça dados diretamente; (ii) que dados sobre as suas interações conosco sejam registrados em nossos sistemas, e; (iii) que o seu uso dos nossos serviços também gere registros sobre as suas atividades em nossas plataformas digitais.

Nós também podemos coletar dados em fontes publicamente acessíveis ou junto a terceiros autorizados e contratados pela Loft sujeitos a obrigações de confidencialidade e sempre cumprindo os requisitos da legislação brasileira. Fazemos isso para obter, validar e complementar dados relacionados aos nossos clientes e clientes em potencial com o objetivo de garantir a qualidade e a exatidão dos dados que mantemos. Tais práticas nos permitem aprimorar a segurança dos nossos serviços e a assertividade de nossas iniciativas de comunicação, melhorando as chances de estabelecermos contato com você quando necessário, inclusive quando for relevante para ofertar nossos serviços, se entendermos que algo que temos a oferecer pode ser do seu interesse.

Na prática, o tipo, a quantidade e a forma com que coletamos seus dados pessoais dependem da sua relação com o Grupo Loft. Por exemplo, os dados coletados no momento de cadastro no Website do Grupo Loft são diferentes daqueles que precisamos para auxiliar você na obtenção de um financiamento. Para tornar essas diferenças mais claras, listamos abaixo algumas das principais finalidades para as quais seus dados podem ser utilizados dependendo do tipo de interação que você tem conosco:

2.1. Dados coletados pela Loft

2.1.1. Visitante do Website

Se você é um visitante e/ou interagiu com nosso Website, seus dados pessoais serão utilizados nas formas apresentadas na tabela abaixo:

FinalidadeTipo de Dados Coletados

Acesso ao Website e personalização de conteúdo

Dados de navegação: endereço IP, data, hora e duração do acesso.

2.1.2. Usuário dos serviços Loft

Se você é um cliente, por exemplo um seller que está interessado na venda do seu apartamento, um buyer que está interessado na compra de um novo lar ou se estiver em busca de um financiamento, além da forma de utilização descrita no item 2.1 acima, no que for aplicável, seus dados pessoais também serão utilizados de acordo com a descrição da tabela abaixo:

FinalidadeTipo de Dados Coletados

Agendamento de Visitas

Dados cadastrais do cliente: nome, e-mail e telefone. Preferências do cliente: tamanho do imóvel, região e número de quartos.

Análise da base de dados da Loft

Dados cadastrais do cliente: nome, e-mail, CPF, telefone e endereço.

Preferências do cliente: tamanho do imóvel, região, número de quartos e histórico de navegação.

Atendimento ao Cliente

Dados cadastrais do cliente: nome, telefone, CPF, endereço e email.

Atendimento por meio de redes sociais

Dados da rede social: nome, username, fotografia e e-mail.

Anúncios em redes Sociais

Dados cadastrais: nome, e-mail, telefone e IP.

Dados sobre a jornada do usuário na Plataforma, como confirmação de agendamento de visita.

Avaliação de Imóveis

Dados cadastrais do vendedor e do comprador: nome, CPF, e-mail, telefones, endereço, gênero, regime de casamento ou união estável, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade e nome da mãe.

Dados do imóvel: endereço completo com CEP.

Dados bancários: banco, tipo de conta, agência e conta.

Cadastro de Clientes

Dados cadastrais dos clientes: nome, data de nascimento, endereço, CPF, telefone, e-mail, formação e ocupação.

Celebração de instrumentos relacionados à compra e venda do imóvel ou de obra

Dados cadastrais do vendedor e do comprador: nome, nacionalidade, CPF, RG, estado civil, regime de bens, dados bancários, profissão, endereço completo, informações do cônjuge, preço do imóvel a ser comprado e forma de pagamento. Caso o vendedor e/ou comprador for uma pessoa jurídica, serão solicitados os dados listados anteriormente dos administradores.

Dados do imóvel: matrícula e endereço completo com CEP.

Comunicação via e-mail, telefone ou WhatsApp

Dados cadastrais: nome, telefone e e-mail.

Divulgação de imóveis

Dados do cliente: nome, endereço e telefone.

Dados de corretores: nome, e-mail e telefone.

Due diligence

Dados cadastrais dos clientes: nome, nacionalidade, CPF, RG, estado civil, regime de bens, profissão, endereço completo, informações do cônjuge e informações de pessoas jurídicas associadas à pessoa.

Informações de processos, procedimentos administrativos e protestos relacionados ao vendedor, cônjuge e pessoas jurídicas a ele relacionadas também são coletados.

Caso o vendedor e/ou comprador for uma pessoa jurídica, serão solicitados os dados listados anteriormente dos administradores.

Indicação de negócios por parceiros

Dados cadastrais do parceiro: nome, CPF, e-mail e conta bancária.

Dados cadastrais do possível cliente: nome, endereço, CPF, telefone, e-mail e renda.

Dados cadastrais do proprietário do imóvel: nome, endereço, CPF, telefone, e-mail e renda.

Indicação personalizada de imóveis para os usuários

Dados cadastrais do cliente: nome, e-mail e telefone.

Cookies: ver item 3 desta Política.

Oferecimento de negócios para novos clientes

Dados cadastrais de novos clientes: nome, telefone, CPF, e-mail e endereço.

Dados cadastrais do imóvel: valor e existência de financiamento.

Pesquisas de satisfação

Dados cadastrais do cliente: nome, telefone e e-mail.

Registro de reclamação de vizinhos e condôminos

Dados cadastrais: nome, e-mail, telefone e endereço.

2.1.3. Parceiros

Se você é um dos nossos parceiros ou funcionários de umas das nossas imobiliárias parceiras, além da forma de utilização descrita no item 1.1 acima no que for aplicável, seus dados pessoais serão utilizados nas formas apresentadas na tabela abaixo:

FinalidadeTipos de dados coletados

Agendamento de visitas

Dados cadastrais do corretor: nome, e-mail e telefone.

Preferências do cliente: por tamanho do imóvel, região, número de quartos, entre outros.

Análise de performance

Dados cadastrais: nome, telefone, e-mail e endereço.

Dados de performance: satisfação do cliente, recorrência com a Loft, conversão entre as etapas do processo de compra, tempo médio em cada etapa, número de contatos com a Loft, entre outros.

Cadastro e relacionamento com arquiteto de criação, empreiteiro e corretor

Dados cadastrais: nome, e-mail, RG, CPF, CRECI (apenas para corretor) e telefone.

Dados bancários: banco, agência e conta.

Cadastro e relacionamento com zelador e porteiro

Dados cadastrais: nome, telefone, e-mail, função, turno de trabalho e endereço de trabalho.

Dados bancários: banco, agência e conta.

Celebração de contratos e demais tratativas

Dados cadastrais: nome, e-mail, RG, CPF, telefone e endereço.

Cálculos de comissões e pagamento

Dados cadastrais: nome, telefone, e-mail e endereço.

Dados de performance: satisfação do cliente, recorrência com a Loft, conversão entre as etapas do processo de compra, tempo médio em cada etapa, número de contatos com a Loft, etc.

2.2 Usuário dos serviços da CrediHome

Por meio dos serviços prestados pela Credihome, a Credihome opera em parceria com as mais conceituadas instituições financeiras de linha de crédito imobiliário, proporcionando aos seus clientes taxas de financiamento mais justas, eficiência na tramitação de documentos, redução de custos, praticidade e agilidade em todos os processos envolvendo imóveis e concessão de crédito. Caso você utilize os serviços prestados pela Credihome além da forma de utilização descrita no item 2.1 acima, no que for aplicável, seus dados pessoais também serão utilizados de acordo com a descrição da tabela abaixo:

FinalidadeTipos de dados coletados

Consulta de potencial financeiro

Nome, e-mail, renda bruta e entrada/FGTS

Indicação de negócios por corretores e parceiros

Dados cadastrais do parceiro: nome, CPF, e-mail e conta bancária.

Dados cadastrais do possível cliente: nome, endereço, CPF, telefone, e-mail e renda.

Dados cadastrais do proprietário do imóvel: nome, endereço, CPF, telefone, e-mail e renda.

Submissão de proposta de crédito em instituições financeiras parceiras

Dados cadastrais do cliente e/ou cônjuge: nome, endereço, CPF, RG, telefone, e-mail, estado civil, data de nascimento, formação, ocupação e certidão de casamento.

Dados financeiros e relacionados à renda: holerites, IRPF, extrato bancário, extrato de investimentos, certidão de dívidas e dados bancários (agência e conta).

Dados do imóvel: tipo de imóvel, localização, valor do imóvel, prazo de financiamento, seguradora, valor do ITBI e custos cartorários.

Submissão de propostas para análises jurídicas das instituições financeiras parceiras

Acompanhamento de status do processo de financiamento junto às instituições financeiras parceiras parceiros

Emissão de contratos de financiamento e carta crédito

Oferecimento de novos produtos

Dados cadastrais de clientes: nome, telefone, CPF, e-mail e endereço. Dados cadastrais do imóvel: valor e existência de financiamento.

Pesquisas de satisfação

Dados cadastrais do cliente: nome, telefone e e-mail.

Envio de comunicações institucionais ou de marketing

Dados cadastrais do cliente: nome, telefone e e-mail.

Dados de saúde: Como parte dos documentos solicitados para o processo de financiamento, algumas instituições financeiras parceiras podem solicitar o preenchimento de documentos que contenham dados de saúde do cliente. Assim como as demais informações necessárias para o processo de financiamento, tais documentos refletem o procedimento interno de cada instituição financeira parceira da Credihome, sendo que a Credihome atua como intermediária no processo de financiamento, auxiliando o cliente no levantamento de tais documentos. A Credihome não é responsável pela definição das finalidades e formas do tratamento de dados de saúde realizado pelos bancos parceiros.

Para saber mais sobre as práticas de tratamento e proteção de dados da instituição financeira com a qual você está realizando um negócio junto à Credihome, sugerimos que consulte as políticas e avisos de privacidade da respectiva instituição financeira.

2.3. Usuário dos serviços CredPago

2.3.1. Visitante do Website

Se você é um visitante e/ou interagiu com nosso Website, seus dados pessoais serão utilizados nas formas apresentadas na tabela abaixo:

FinalidadeTipos de dados coletados

Acesso ao Website e personalização de conteúdo

Dados de navegação: número de IP, data, hora e duração do acesso.

2.3.2. Corretor ou gestor de imobiliária

Se você é um corretor ou gestor de imobiliária, além da forma de utilização descrita no item 2.1 acima, no que for aplicável, seus dados pessoais também poderão ser utilizados de acordo com a descrição da tabela abaixo:

FinalidadeTipos de dados coletados

Contato para início ou continuação de parceria

Dados cadastrais: nome, CPF, telefone e e-mail.

Realização de processo de onboardinge

Dados cadastrais: nome, CPF, telefone e e-mail.

Realização de cadastro

Dados cadastrais: nome, e-mail, telefone, CPF e endereço.

Dados bancários: banco, agência e conta.

Assinatura de termos por meio de plataforma digital

Dados cadastrais: nome e e-mail.

Acompanhamento e gestão dos usuários das plataformas CredPago

Dados cadastrais: nome, e-mail e telefone.

Dados da conta: ID do usuário e senha.

Esclarecimento de dúvidas, solicitações e acompanhamento de execução de processos por meio de canais de atendimento

Dados cadastrais do corretor e do proprietário do imóvel: nome, data de nascimento, endereço, CPF, telefone e e-mail.

Dados do imóvel: contrato de locação e vistoria de entrada e saída.

Cobrança de pagamentos e taxas

Dados cadastrais: nome, endereço, CPF, RG, estado civil, nacionalidade e formação.

Dados bancários: banco, agência e conta.

Dados do imóvel: tipo de imóvel e localização.

Realização de pagamento

Dados cadastrais do fornecedor ou de terceiro autorizado: nome, CPF, estado civil e endereço.

Dados bancários do fornecedor ou de terceiro autorizado: banco, agência e conta.

Conferência de contas a receber

Dados cadastrais: nome e CPF.

Análise dos comunicados de inadimplência

Dados cadastrais: nome e CPF.

Dados do imóvel: endereço do imóvel.

Dados bancários: banco, agência e conta.

Monitoramento e auditoria dos portais CredPago

Dados de navegação: número de IP, geolocalização, e histórico de navegação.

Dados do aparelho: modelo de aparelho e versão do sistema operacional.

Pagamentos de comissões e premiações

Dados cadastrais: nome, endereço, CPF, e-mail, telefone.

2.3.3 Inquilino

Se você é um inquilino, além da forma de utilização descrita no item 2.1 acima no que for aplicável, seus dados pessoais serão utilizados nas formas apresentada na tabela abaixo:

FinalidadeTipos de dados coletados

Renovação de contratos

Dados cadastrais: nome, telefone, endereço, data de nascimento e e-mail.

Análise de crédito

Dados cadastrais do inquilino e do corresponsável: nome, CPF, idade.

Dados financeiros e relacionados à renda do inquilino e do corresponsável: perfil de consumo, score de crédito, holerites, IRPF, extrato bancário, extrato de investimentos, certidão de dívidas, informações de cartão de crédito (limite, gastos e pagamentos).

Dados adicionais: informações sobre vínculos judiciais e certidão de antecedentes criminais.

Ativação de propostas de garantia locatícia

Dados cadastrais do inquilino e do corresponsável: nome, CPF, telefone, endereço, data de nascimento e e-mail.

Esclarecimento de dúvidas, reclamações, solicitações e acompanhamento de execução de processos por meio de canais de atendimento

Dados cadastrais do inquilino e do proprietário do imóvel: nome, data de nascimento, endereço, CPF, telefone e e-mail.

Dados do imóvel: contrato de locação e vistoria de entrada e saída.

Dados financeiros: nota fiscal e detalhamento de dívidas com a CredPago.

Comunicação via e-mail, telefone ou WhatsApp

Dados cadastrais: nome, telefone e e-mail.

Registro das comunicações: registro das mensagens, e-mails e gravação de ligações telefônicas.

Análise da base de dados da CredPago

Dados cadastrais: nome, idade, data de nascimento, telefone, endereço e CPF.

Dados financeiros: score de crédito e inadimplências.

Cobrança de pagamentos e taxas

Dados cadastrais do inquilino, do corresponsável e do proprietário do imóvel: nome, endereço, CPF, RG, estado civil, nacionalidade e formação.

Dados bancários do inquilino e do coresponsável: banco, agência, conta e dados do cartão de crédito.

Dados do imóvel: tipo de imóvel e localização.

Emissão de nota fiscal

Dados cadastrais: nome, endereço e CPF.

Cancelamento de fiança e estorno de valores pagos

Dados cadastrais do inquilino e do corresponsável: nome, CPF, telefone, endereço, data de nascimento e e-mail.

Dados bancários do inquilino e do corresponsável: banco, agência, conta e dados do cartão de crédito.

Análise dos comunicados de inadimplência

Dados cadastrais: nome e CPF.

Dados do imóvel: endereço do imóvel.

Dados bancários: banco, agência e conta.

Monitoramento e auditoria dos portais CredPago

Dados de navegação: número de IP, geolocalização, e histórico de navegação.

Dados do aparelho: modelo de aparelho e versão do sistema operacional.

Ações judiciais de recuperação de crédito, processos passivos e notificações extrajudiciais

Dados cadastrais do inquilino e do corresponsável: nome, CPF, data de nascimento, endereço, nacionalidade, estado civil e e-mail.

Dados financeiros do inquilino e do corresponsável: boletos e comprovantes de pagamento, detalhamento das dívidas com a CredPago, dados de cartões de crédito e score de crédito.

Análise de casos de possíveis fraudes

Dados cadastrais: nome, CPF, RG e-mail.

Dados comprobatórios: boletins de ocorrência e fotos ou provas que demonstrem a possível fraude.

Validação de Identidade

Dados cadastrais: nome, CPF, fotografia e biometria facial.

Dados comprobatórios: tais dados serão validados perante uma base de dados públicos e privados visando garantir a identidade do inquilino.

2.4. Usuários dos Serviços Vista

A Vista pode coletar dados sobre você em diferentes situações. Em geral, é possível que você nos forneça dados diretamente; que dados sobre as suas interações conosco sejam registrados em nossos sistemas; e que o seu uso dos nossos serviços também gere registros sobre as suas atividades em nossas plataformas digitais.

Nós também podemos coletar dados em fontes publicamente acessíveis ou junto a terceiros autorizados e contratados pela Vista sujeitos a obrigações de confidencialidade e sempre cumprindo os requisitos da legislação brasileira. Fazemos isso para obter, validar e complementar dados relacionados aos nossos clientes e clientes em potencial com o objetivo de garantir a qualidade e a exatidão dos dados que mantemos. Tais práticas nos permitem aprimorar a segurança dos nossos serviços e a assertividade de nossas iniciativas de comunicação, melhorando as chances de estabelecermos contato com você quando necessário, inclusive quando for relevante para ofertar nossos serviços, se entendermos que algo que temos a oferecer pode ser do seu interesse.

Na prática, o tipo, a quantidade e a forma com que coletamos seus dados pessoais dependem da sua relação com a Vista. Por exemplo, os dados coletados no momento de cadastro no Website da Vista são diferentes daqueles que precisamos para fornecer a plataforma CRM Imobiliário Vista. Para tornar essas diferenças mais claras, listamos abaixo algumas das principais situações em que seus dados podem ser utilizados dependendo do tipo de interação que você tem conosco:

Quando você deseja receber informações sobre nossos produtos e serviços, solicitamos que forneça seu endereço de e-mail, nome, nº de telefone/celular, empresa e cargo.

Ao criar uma conta de usuário, solicitamos que você forneça certas informações para criar seu acesso, incluindo seu nome, endereço de e-mail, senha. O fornecimento de informações adicionais é opcional, mas permite que nós lhe ofereçamos melhores soluções às suas necessidades.

Ao contratar nossos serviços, você também deverá fornecer um número de cartão de crédito, endereço de cobrança, número de telefone ou outras informações pertinentes para a emissão da cobrança.

Suas informações também são coletadas quando você interage em uma de nossas redes sociais ou quando alguém indica seu contato.

Coletamos ainda, informações como o tipo de seu navegador, quando você acessa nosso site, sistema ou aplicativo. Essas informações podem ser agregadas para medir o número de visitas, tempo médio gasto, visualizações de página e outras estatísticas. Usamos esses dados para monitorar o desempenho dos nossos serviços e assim, implementar melhorias.

3. COOKIES

Utilizamos cookies e tecnologias similares, como pixels e tags, para certificar que os serviços prestados estão de acordo com o melhor padrão de desempenho esperado por você. Os cookies coletados pelo Grupo Loft não serão utilizados para propósitos diversos dos expressamente previstos nesta Política de Privacidade.

Separamos abaixo algumas informações sobre essa ferramenta e como a utilizamos:

O que são?

Cookies são pequenos arquivos adicionados ao seu dispositivo ou computador para fornecer uma experiência personalizada de acesso à Loft.

Para que são utilizados?

A Loft utiliza cookies para vários fins, incluindo:

(i) autenticação dos usuários na plataforma e armazenamento de preferências e funcionalidades, incluindo plugins de redes sociais para realizar o login in na plataforma.

(ii) marketing para remarketing. Este recurso nos permite atingir os visitantes do Website para lembrá-los de efetuarem o cadastro na Loft ou para que saibam das atualizações em nosso portfólio, e;

(iii) análise do comportamento de uso do Website e do blog para melhor desenvolvimento dos nossos produtos.

É possível limitar a coleta?

Se você quiser saber quais cookies estão instalados no seu dispositivo, ou se deseja excluí-los ou restringi-los, use as configurações do seu navegador para isso. Você encontrará mais explicações sobre como proceder clicando nos links abaixo.

Lembre-se que o uso de cookies nos permite oferecer a você uma melhor experiência. Caso você exclua ou restrinja os cookies não temos como garantir o correto funcionamento de todas as funcionalidades da nossa plataforma. Além disso, é provável que certas funções e páginas não funcionem da maneira adequada.

Importante esclarecer que o Grupo Loft não se responsabiliza pelo uso de cookies por terceiros. Fique atento, pois os cookies colocados por terceiros podem eventualmente continuar a monitorar as suas atividades online mesmo depois de você ter saído de nosso Website. Recomendável que você limpe seus dados de navegação regularmente.

4. MENORES DE IDADE

Os serviços oferecidos pelo Grupo Loft não são direcionados a menores de 18 (dezoito) anos. Por isso, nós não coletamos ou conscientemente solicitamos informações de menores de 18 (dezoito) anos em nossas operações. Usuários menores de 18 (dezoito) anos não devem tentar ter acesso aos nossos serviços ou nos enviar qualquer informação. Se tomarmos conhecimento de que coletamos informações de um indivíduo menor de 18 (dezoito) anos, eliminaremos os dados pessoais relacionados

5. COMO E POR QUANTO TEMPO ARMAZENAMOS OS DADOS COLETADOS?

A segurança dos dados pessoais é uma das nossas prioridades. Buscamos o constante aprimoramento dos nossos processos e a adoção das melhores práticas de Segurança da Informação para proteger você e os dados a que temos acesso.

Assim, os dados pessoais serão armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados. Assim, fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de dado coletado, considerando a sua natureza, a necessidade de coleta e finalidade.

6. COM QUEM O GRUPO LOFT COMPARTILHA SEUS DADOS PESSOAIS?

Aqui no Grupo Loft temos parceria com diversas empresas e organizações para auxiliar em nossas atividades. Desse modo, é possível que dados pessoais sejam compartilhados com nossos parceiros e, para atendermos às exigências legais, também com entidades públicas e autoridades competentes.

Para ilustrar essas relações, indicamos aqui algumas hipóteses em que poder-se-á compartilhar seus dados pessoais:

  • Nossos fornecedores e parceiros. Temos uma série de fornecedores e parceiros (como por exemplo instituições financeiras, corretores, etc.) que precisamos contratar para viabilizar a nossa operação. Assim, o Grupo Loft poderá compartilhar dados coletados com esses fornecedores e parceiros na medida em que tais informações sejam necessárias à prestação do serviço, a qual é feita sob a nossa orientação. Sempre buscamos avaliar cuidadosamente nossos parceiros e fornecedores e firmar com eles obrigações contratuais para garantir a segurança da informação e proteção dos seus dados pessoais.

  • Empresas do mesmo grupo econômico. Os dados coletados poderão ser compartilhados com empresas que façam parte do mesmo grupo econômico e/ou estrutura societária, desde que tal compartilhamento seja necessário para fins de operação, manutenção e/ou melhoria na prestação dos serviços oferecidos. Nesse contexto, qualquer empresa que venha a ter acesso aos dados deverá adotar pelo menos os mesmos níveis de segurança utilizados e garantidos pela fornecedora dos dados.

  • Autoridades Públicas. Somos obrigados a cumprir a lei. Assim, se estamos sujeitos a alguma obrigação legal ou regulatória que determine o fornecimento de dados pessoais a alguma autoridade, somos obrigados a fazê-lo. Além disso, se um juiz ou uma autoridade com competência legal ou regulatória exigir que o Grupo Loft compartilhe certos dados pessoais para, por exemplo, subsidiar uma investigação em curso, também podemos ser obrigados a compartilhar. Caso se entenda que determinada ordem é abusiva ou excessiva, vamos sempre defender o direito à privacidade e à proteção dos dados que estão sob o nosso controle.

7. QUAIS SÃO SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?

A lei brasileira garante uma série de direitos aos titulares de dados pessoais que devem ser observados por todos aqueles que tratam dessas informações. Nesta seção vamos explicar quais são esses direitos e como eles poderão ser exercidos perante o Grupo Loft.

Seus DireitosExplicação

Anonimização, bloqueio ou eliminação

Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus dados pessoais, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser dados pessoais; (b) o bloqueio dos seus dados pessoais, suspendendo temporariamente a possibilidade de tratamento para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus dados pessoais, caso em que devemos apagar todos os seus dados pessoais da nossa base sem possibilidade de reversão.

Confirmação e Acesso

Você pode solicitar a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus dados pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.

Correção

Você pode solicitar a correção dos seus dados pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.

Informação sobre a possibilidade de não consentir

Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.

Informação sobre o compartilhamento

Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas com as quais realizamos uso compartilhado dos seus dados pessoais. Veja no item 4 desta Política uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de dados pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender da situação, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a sua divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios da Loft.

Oposição

A lei autoriza o tratamento de dados pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus dados pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus dados pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.

Portabilidade

Você pode solicitar o fornecimento dos seus dados pessoais em formato estruturado e interoperável visando à sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.

Revogação do consentimento

Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus dados pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.

Para solicitar o exercício de qualquer um desses direitos listados acima, favor entrar em contato conosco pelo canal Portal de Denúncias.

Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, o Grupo Loft poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos visando à não divulgação de dados pessoais a pessoas não autorizadas.

Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas o Grupo Loft se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.

8. COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO LOFT?

Se você acredita que seus dados pessoais foram tratados de maneira incompatível com esta Política, com as suas escolhas enquanto titular dos seus dados pessoais ou ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política e à forma como tratamos seus dados pessoais, entre em contato conosco. Nós temos um Encarregado (Data Protection Officer – DPO) que está à disposição através do canal Portal de Denúncias.

9. MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Como estamos sempre buscando melhorar os nossos serviços e a forma como operamos, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.

DATA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 09 de abril de 2024